Philips

O Rápido

O Rápido

Fica junto à Estação de São Bento e é fenómeno de popularidade entre os clientes, que chegam de norte a sul do país.

Com a capacidade da sala sempre lotada, o segredo parece estar no espaço, bastante acolhedor, aliada à simpatia dos proprietários e à qualidade dos pratos que, diariamente, servem, com destaque para a gastronomia portuguesa e, particularmente, a portuense. Outrora batizado de “O Arsenal do Marisco”, adotou o nome “O Rápido”, cuja inspiração vem do antigo comboio que fazia a ligação entre Porto e Lisboa, quando, em 1988, Francisco Norte passou a gerir o negócio.

“Eu mudei um bocadinho a estrutura da casa, fiz alguns melhoramentos significativos e alterei bastante a carta”, conta o atual proprietário, salientando que passou a dedicar-se mais à confeção de pratos com carne, toda ela oriunda da zona de Mirandela. Mas, independentemente disso, n’O Rápido há tudo aquilo que “existe na cozinha dos portugueses”, como, por exemplo, o polvo, a pescada e o bacalhau, este último “muito procurado pelos espanhóis”.

Fazemos dois tipos de bacalhau, o “À rápido”, que é um bacalhau frito com uma cebolada por cima, e o bacalhau à espanhola, que poucas casas hoje em dia fazem, que é um bacalhau mais à moda antiga, com azeite, tomate, cebola e pimento”, explica. Este prato é servido às segundas-feiras e “esgota sempre”. Já às terças, quintas e sábados, o destaque vai para as tripas à moda do Porto, considerada pelos clientes uma das melhores, e apreciadas, inclusive, por vários “chefs Michelin”. “Vêm comer as minhas tripas e às vezes levam para os restaurantes deles”, revela.

Sem poupar elogios aos “matateus”, uma das sobremesas mais famosas da casa, feitas com coco, amêndoa, chila e massa folhada, e que deixa “os turistas delirados” e a pedir a Francisco Norte para que “lhes venda”, confessa que o segredo do sucesso d’O Rápido está, acima de tudo, na qualidade e nos “preços muito acessíveis”, o que deixa todos os clientes surpreendidos.

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, e sábado, das 12h00 às 22h00. Encerra ao domingo.

O Rápido
22 205 4847
Rua da Madeira 194, Porto

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=26112021-pli&utm_campaign=pli

Viva! no Instagram. Siga-nos.