
Francisco José Viegas tinha 26 anos quando publicou o seu primeiro romance, “Regresso por um rio”, em 1987. Três décadas depois é lançada uma nova edição deste livro, a 30 de março, pela Porto Editora.
Tendo como pano de fundo uma estranha vaga de mortos no rio Douro, este romance é sobretudo uma homenagem à terra onde o autor nasceu e cresceu, a região de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Pocinho e outras vilas vizinhas, mas também às pessoas, principalmente aos mais velhos vistos pelos olhos da infância.
“Regresso por um rio” é ainda um livro de memória, mistério e beleza, onde já são dadas algumas pistas do que viria a ser a vasta obra deste autor que conta já com mais de 12 romances publicados, mas também livros de poesia, crónica, teatro e viagens.