
A campanha “O Porto é a Nossa Casa” está de volta ao terreno, após o lançamento da iniciativa, em 2015. Sensibilizar a população para as boas práticas inerentes ao depósito dos resíduos urbanos e promover os serviços de recolha porta-a-porta que a Câmara do Porto disponibiliza especificamente para os comerciantes são os principais objetivos desta iniciativa.
Refira-se que a campanha concentra-se nas zonas da Baixa, Ribeira e Movida e também compreende uma ação direcionada ao setor não-doméstico (comerciantes).
Ao longo de cinco dias, uma equipa de atores vai realizar ativações da campanha de sensibilização junto de alguns equipamentos de deposição em que se tem verificado uma colocação indevida de resíduos.
Entre as ações é, a título de exemplo, simulada a atuação de um fiscal, que irá abordar os comerciantes no sentido de os consciencializar para a existência de regras na deposição de resíduos (colocar os resíduos no local certo, à hora certa e devidamente separados), bem como esclarecendo-os sobre as penalizações associadas ao não cumprimento dessas regras.
Paralelamente, “O Porto é a Nossa Casa” está nas ruas da cidade, em concreto na área definida pela campanha, onde 110 mupis reforçam a mensagem que as equipas no terreno estão a passar junto dos estabelecimentos comerciais.
Ainda no âmbito desta campanha de sensibilização, alguns comerciantes com estabelecimentos aderentes aos serviços municipais de recolha porta-a-porta serão convidados a responder a um inquérito relacionado com a deposição dos resíduos que produzem, com o objetivo de se identificarem oportunidades de melhoria no serviço prestado.
A acompanhar a ação, vão ser entregues folhetos com informação alusiva aos serviços de recolha disponibilizados e divulgação da Ecolinha.