Em 2013, ano das comemorações dos 250 anos da construção da Torre dos Clérigos, Joel Cleto e Sérgio Jacques lançaram, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia do Porto e a Irmandade dos Clérigos, o livro “O Porto de Nasoni – Guia de Arquitectura e Património”, um guia de bolso com toda a informação sobre a obra que o arquiteto Nicolau Nasoni projetou para o Porto e arredores.
Dez meses após o lançamento oficial da primeira edição, com versões em português (já esgotada), inglês e espanhol, “O Porto de Nasoni” chega agora às livrarias em italiano, a língua mãe do arquiteto, com o apoio da Associazione Socio-Culturale Italiana del Portugallo – Dante Alighieri.
A sessão, que teve lugar na pizzaria do Mestre Antonio Mezzero, patrocinador desta edição, contou com a presença de Guilherme Pinto, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, que salientou a importância da obra, a relação de Nasoni com Matosinhos, nomeadamente através da igreja do Bom Jesus, tendo realçado igualmente a felicidade da cidade possuir um restaurante italiano de excelência, numa clara referência ao premiado chefe António Mezzero.
No lançamento da obra, que reuniu os três Vereadores da Cultura da Frente Atlântica – Fernando Rocha, de Matosinhos, Paulo Cunha e Silva, do Porto, e Delfim Sousa, de Vila Nova de Gaia, fizeram também curtas intervenções os autores do livro, Luis Pedro Martins da Santa Casa da Misericórdia do Porto, o Consul de Itália no Porto, Paolo Pozzan, o presidente da Associação Sócio-Cultural de Itália em Portugal, General Angelo Arena, e o mestre Antonio Mezzero. O livro foi apresentado por Giovani Tedesco, especialista em Nasoni.
Terça-feira 27 Maio, 2014
“O Porto de Nasoni” agora também disponível em italiano
Foi lançada ontem em Matosinhos a edição em italiano do guia de Arquitetura e Património “O Porto de Nasoni” (texto de Joel Cleto, fotografia de Sérgio Jacques).