PUB
Galiza

O “paraíso” da Lampreia ficará a cerca de 1h30 do Porto este fim de semana

O

Se é apreciador de gastronomia tradicional portuguesa, e de lampreia em particular, este fim de semana há um destino de eleição. Entre os dias 21 e 23 de março, sexta a domingo, a freguesia de São Pedro da Torre, em Valença, será palco do Festival Gastronómico “Sabores da Lampreia do Rio Minho”.

O evento destaca-se pela variedade de pratos que têm a lampreia como ingrediente principal. Desde o clássico Arroz de Lampreia até opções como Lampreia à Bordalesa, Lampreia Assada no Forno e um menu especial que reúne cinco preparações distintas deste peixe, a ementa promete surpreender os apreciadores desta iguaria. 

Para quem prefere alternativas, haverá também bacalhau e lombo assado, acompanhados pelos tradicionais vinhos verdes da região e uma seleção de sobremesas. A informação é avançada pela Câmara de Valença, em nota à imprensa.

O festival arranca na sexta-feira, dia 21, às 11h, e funcionará ao almoço e jantar nesse dia, bem como no sábado. No domingo, as portas estarão abertas apenas para o almoço. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Além da vertente gastronómica, os visitantes poderão ainda explorar um pavilhão de exposições, onde estarão representadas adegas locais, produtores de doçaria regional, artigos gourmet e bijuteria típica de Valença.

A animação também terá lugar à mesa, com a participação especial de “As Laurindas” nos almoços de sábado e domingo, de forma a fomentar um ambiente descontraído e divertido.

Reconhecido como um dos festivais gastronómicos mais emblemáticos da região, o evento atrai anualmente visitantes de vários pontos do país e da vizinha Galiza, tal como explica a autarquia. 

A organização está a cargo da Câmara Municipal de Valença, da Carochos – Associação dos Sabores do Rio Minho, da Junta de Freguesia de São Pedro da Torre e da Comissão de Festas de São Pedro da Torre.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer - sacão