Encenada por Nuno Cardoso, a peça as “Bruxas de Salém” volta ao Teatro Nacional São João de 27 de setembro a 6 de outubro, antes de seguir em digressão por Portugal, Espanha e Sérvia.
Mais de um ano após a sua primeira exibição, do dramaturgo norte-americano Arthur Miller, a bruxas estão de regresso ao Teatro Nacional São João. A peça, originalmente encenada por Nuno Cardoso em 2023, volta ao palco para uma nova temporada, desta vez com uma digressão nacional e internacional.
O espetáculo tem uma apresentação única em Guimarães, no Centro Cultural Vila Flor, a 21 de setembro, antes de retornar ao Porto, onde estará em cena entre 27 de setembro e 6 de outubro. Seguidamente, o elenco viajará para Santiago de Compostela, com uma atuação a 19 de outubro no Auditório da Galiza. A digressão continuará até Belgrado, na Sérvia, com uma apresentação no Yugoslav Drama Theatre a 4 de novembro. Por fim, Lisboa recebe o espetáculo no São Luiz Teatro Municipal, entre 13 e 15 de dezembro.
Com uma mensagem que ressoa até aos dias de hoje, “As Bruxas de Salém” (1953) é uma obra emblemática que reflete sobre o macarthismo, o movimento de perseguição anticomunista liderado pelo senador Joseph McCarthy nos Estados Unidos durante os anos 1950. A peça baseia-se na história real da pequena vila de Salém, Massachusetts, onde, em 1692, homens e mulheres foram acusados de bruxaria e enfrentaram julgamentos que marcaram a comunidade.
As sessões no Teatro São João decorrem às quartas, quintas e sábados, às 19h; às sextas, às 21h; e aos domingos, às 16h. Os bilhetes têm preços entre 7,50 e 16 euros. O elenco conta com os atores residentes do TNSJ: Joana Carvalho, Jorge Mota, Lisa Reis, Patrícia Queirós, Paulo Freixinho e Pedro Frias, e inclui ainda Ana Brandão, Carolina Amaral, Mário Santos, Nuno Nunes e Sérgio Sá Cunha.