
A Associação de Comerciantes do Porto avançou quarta-feira que a inauguração das iluminações de Natal em 82 zonas da cidade do Porto está prevista para o dia 28 de novembro, abrangendo 82 zonas. No entanto, devido à pandemia de covid-19, a data pode sofrer ajustes.
O procedimento relativo ao “Aluguer de Iluminações Decorativas, Infraestruturas Elétricas e Árvore de Natal no âmbito do Natal de 2020” foi publicado quarta-feira em Diário da República, por um preço base de “395 mil euros”.
O arranque da montagem das iluminações de Natal está previsto para a “terceira semana de outubro”, avançou à agência Lusa o vice-presidente da Associação de Comerciantes do Porto. Rubens de Carvalho.
Segundo adiantou o responsável, a inauguração está agendada para o dia 28 de novembro, com os “testes a serem realizados dia 25 de novembro”.
No entanto, devido à covid-19, pode haver “contratempos associados” que venham a obrigar a ajustes, acrescentou Rubens de Carvalho, referindo que as iluminações ficarão patentes na cidade até ao dia 11 de janeiro de 2021.
De acordo com a Lusa, citada pela Rádio Nova, o caderno de encargos do concurso público prevê a instalação, entre outras novidades, de “selfie-points” (estruturas para se poder tirar fotografias) na Avenida dos Aliados, Praça dos Leões (Praça Gomes Teixeira), Cordoaria e noutras zonas da cidade que recebem mais visitantes.
“São estruturas montadas e desenvolvidas para embelezar determinados sítios. Podem ser árvores artificiais, podem ser prendas, podem ser bonecos [de neve], que ficam estrategicamente colocados no solo” e que as pessoas podem utilizar “para tirar fotografias”, explicou Rubens de Carvalho.
A árvore de Natal vai ser colocada em frente à Câmara Municipal do Porto, nos Aliados, como vem sendo hábito nos últimos anos.
O número de ruas que vão ter iluminação este ano vai ser idêntico ao número de ruas do Natal de 2019 (80), embora algumas artérias possam não receber a iluminação devido a obras em curso e serem iluminadas outras zonas, disse o presidente da Associação de Comerciantes do Porto, Joel Azevedo, referindo que a iniciativa conta com a parceria da Câmara Municipal do Porto.
Foto: Arquivo