
Já é oficial. Foi recentemente atribuído o prémio de Museu do Ano 2025, sendo que o grande vencedor mora na cidade do Porto. Neste caso, o escolhido foi o Museu de Arte Contemporânea de Serralves.
De acordo com o Porto Canal, a distinção aconteceu na segunda-feira, dia 2 de junho, em Loulé, no Algarve. O prémio foi entregue pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM). Na “luta” por este título, também estava o Museu Municipal Carlos Reis (Torres Novas).
Recorde-se que o Museu de Arte Contemporânea de Serralves foi estabelecido em 1999, sendo criação do arquiteto Álvaro Siza Vieira. Neste espaço cultural, é possível encontrar a obra de artistas da década de 60 até aos dias de hoje.
Um dos destaques recentes deste museu vai para o aumento do seu espaço de exibição. Em 2024, numa altura em que fazia 30 anos, houve lugar à inauguração de uma nova ala: a Ala Álvaro Siza. Esta também foi projetada pelo mesmo arquiteto.
Ao todo, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves apresenta 14 salas de exposições. Estas subdividem-se por três pisos diferentes, com biblioteca, livraria e auditório. Quem explicou o motivo da atribuição do prémio foi o presidente da APOM.
Nas palavras de João Neto, a escolha tem com base a “excelência da apresentação das obras da Coleção de Serralves”, juntamente com a “qualidade da visão do museu e o seu impacto na sociedade”.
Segundo o mesmo meio noticioso, a APOM, que foi criada no ano de 1965, recebeu um total de 125 projetos candidatos aos prémios, na edição deste ano. O prémio de “Museu do Ano” é uma das principais distinções dentro do setor.
Pela segunda vez consecutiva, o Porto ocupa o primeiro lugar, já que o prémio do ano passado foi para o Museu Nacional de Soares dos Reis.
Foto: (via Instagram Serralves)