Falar em Pedro Abrunhosa é falar num nome incontornável da música em Portugal. Tanto assim é que, recentemente, o álbum de estreia do cantor portuense, chamado “Viagens”, foi distinguido como o melhor dos últimos 40 anos.
Recorde-se que este foi lançado em 1994, ou seja, há cerca de 30 anos. De acordo com a Câmara do Porto, foi produzido por Mário Barreiros, Pedro Abrunhosa e Quico Serrano. No mesmo, também participam nomes como James Brown ou Maceo Parker.
Quem escolheu o vencedor?
Importa referir que a distinção do álbum de Abrunhosa foi feita pela Blitz, num júri composto por 170 personalidades ligadas à música em Portugal. Entre estas, artistas, editores, agentes, promotores de espetáculos ou até mesmo jornalistas.
Como refere a mesma fonte, o álbum de Pedro Abrunhosa conseguiu a proeza de vender mais de 240.000 exemplares. A seleção do melhor álbum dos últimos 40 anos inspira-se na própria Blitz, que também faz 40 anos, que serão celebrados a 29 de novembro, com uma edição especial.
Curiosamente, a Blitz também selecionou o álbum “Viagens”, de Pedro Abrunhosa, como o melhor dos anos 90. A seleção foi feita, na altura, em 2009. O álbum chegou a ser reeditado em 2014, acompanhado de um DVD e um documentário de 70 minutos.
Músicas do álbum
No caso de já não se recordar dos temas do álbum “Viagens”, deixamos-lhe, em baixo, o vídeo com cada um dos temas
1. Não Posso Mais
2. Não Tenho Mão Em Mim
3. Lua
4. É Preciso Ter Calma
5. Socorro
6. Estrada
7. Fantasia
8. Viagens
9. Mais Perto do Céu
10. Tudo O Que Eu Te Dou