PUB
Revista Sabe Bem até 30 de abril

O “maior campus de formação do país” nascerá a cerca de 30 minutos do Porto

O

Conforme avançado pelo jornal ECO, está prestes a nascer em Santo Tirso “o primeiro centro de formação de competências digitais descentralizado do país”. Chama-se Thyrso Digital e resultará de uma aposta de 8,4 milhões de euros.

De acordo com o mesmo meio noticioso, o centro em questão conseguirá receber até 444 formandos. Esta segunda-feira, dia 24 de março, ficou marcada pelo lançamento da obra na Fábrica de Santo Thyrso. É aqui que o novo centro ficará localizado.

Acerca do centro de formação, este será subdividido em 4 edifícios diferentes. Ao todo, existirão 18 salas diferentes. Destas 18 salas, 11 servirão para a formação de jovens e adultos. Ainda vão existir mais 5 laboratórios focados em áreas como a cibersegurança e a Inteligência Artificial. 

Sobre o Thyrso Digital, sabemos ainda que é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O centro de formação resulta de uma parceria entre Câmara de Santo Tirso, Cesae Digital e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). 

É o “maior do país”, segundo a Cesae Digital

Num comunicado oficial emitido pela Cesae Digital, pode ler-se que este vai ser “o maior campus de formação e desenvolvimento de competências digitais do país”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Mais do que um centro de formação, o Cesae Digital será um verdadeiro hub de inovação, agregando parcerias estratégicas com o IEFP, o município de Santo Tirso, universidades e entidades empresariais e empreendedoras” – acrescenta a empresa.

Quem também se pronunciou sobre o novo centro foi o presidente da Câmara de Santo Tirso. Nas palavras de Alberto Costa, citado pelo jornal ECO, “o Thyrso Digital será o primeiro centro de formação de competências digitais descentralizado do país”

Na sua visão, estamos perante “um passo determinante para aproximar a inovação e a qualificação digital dos territórios, garantindo que ninguém fica para trás nesta transformação”. Como tal, vê, na criação deste projeto, claras vantagens para Santo Tirso. Alberto Costa considera que o município se tornará num “polo estratégico de formação e qualificação digital em Portugal“.

O presidente da Cesae Digital corrobora a posição do autarca, ao enaltecer a importância da atração de inovação para esta região.

Foto de Capa: CM Santo Tirso

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Revista Sabe Bem até 30/4