PUB
CMPorto

O hotel “religioso” que pode nascer na Sé do Porto por 13 milhões de euros

O hotel

Conforme avançado pelo Porto Canal, a Diocese do Porto lançou um novo concurso público, com vista a reabilitar o Seminário Maior da Nossa Senhora da Conceição. O objetivo é que, no local, nasça um novo hotel: “o “Maior Oporto Hotel”.

Segundo a mesma fonte de informação, foi a segunda vez que a Diocese do Porto lançou o concurso, no espaço de três meses. O anúncio foi divulgado no Diário da República, esta segunda-feira, dia 14 de abril.

A partir da publicação, sabemos que o preço base é de 13,7 milhões de euros, numa empreitada prevista para durar 2 anos. Poderão ser apresentadas propostas até às 17h do dia 16 de maio.

Como dito anteriormente, já antes tinha havido registo de um concurso aberto pela Diocese do Porto. Este aconteceu em janeiro de 2025, no entanto, apenas houve um candidato, que não foi selecionado para levar a obra a cabo.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Quem se chegou a pronunciar sobre o assunto, em fevereiro, foi o bispo do Porto. Nas palavras de Manuel Linda, “também precisamos de pensar na forma de sustentar os seminários, porque da parte do povo de Deus, não quer dizer que ele não seja generoso, mas estamos a notar cada vez menos contribuição, menos ofertas”.

O próprio acrescentou ainda que “uma forma de o sustentar no futuro será criar uma hospedaria religiosa, digamos assim, mais aberta a toda a gente, cujas receitas revertam a favor do seminário”.

Desta maneira, segundo o Porto Canal, o objetivo é que o Seminário Maior, datado do século XVI, alcance “níveis de comodidade adequados aos dias de hoje”. Para tal, contaria com 46 quartos e seria explorado por uma unidade concessionária.

Importa referir ainda que, em 2023, foi criada a “Maior Oporto Hotel Lda”, uma sociedade pertencente à Diocese do Porto (90%) e ao Seminário de Nossa Senhora da Conceição do Porto (10%).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Revista Sabe Bem até 30/4