
O Porto está na moda e o interesse turístico pela cidade tem vindo a aumentar, cada vez mais. Nos últimos dias, ficamos a conhecer o aumento real da procura turística no Porto e na região Norte, entre 1995 e 2025.
De acordo com o Jornal de Notícias (JN), nos 30 anos que se passaram, foi registado um crescimento de 487% em termos de turismo. A informação foi dada por Luís Pedro Martins, presidente da Associação do Turismo do Porto e Norte de Portugal (ATPNP).
“Em 1995, éramos nove os municípios fundadores e 20 entidades privadas. As únicas fontes de financiamento eram o IVA turístico a 3% e as quotas. Registávamos um total anual de 2,4 milhões de dormidas, o que representava 9% das dormidas em Portugal” – refere, citado pelo JN.
O próprio destaca ainda que, na altura, cerca de 95% das dormidas na região eram de turistas nacionais. Se olharmos apenas para o crescimento das dormidas de estrangeiros, Luís Pedro Martins refere que o “salto” foi de 858% nos últimos 30 anos.
Na prática, isso quer dizer que se passou de ter perto de 2,4 milhões de dormidas por ano, para um total a rondar os 14,1 milhões. Entre 1995 e 2025, uma das regiões que teve um aumento mais “impressionante” foi o Douro.
O representante da ATPNP indica que, neste espaço temporal, houve um aumento de 13.000 para 400.000 dormidas anuais. Quem também tem acompanhado este crescimento é a região do Minho, aponta o líder da Associação Comercial do Porto.
Na ótica de Nuno Botelho, “estamos a começar a sentir um copo a transbordar para outras áreas, além do Porto. Acho que o Minho vai ser um fator determinante nos próximos anos”.
Por fim, resta ainda mencionar as declarações do secretário de Estado do Turismo. Para Pedro Machado, o processo de internacionalização é um dos grandes desafios que se avizinham.