PUB
CIN - Branco Perfeito

O Futuro está a chegar ao Porto!

O Futuro está a chegar ao Porto!

O Fórum do Futuro vai decorrer entre os dias 3 e 9 de novembro, em vários espaços da cidade do Porto: Rivoli, Galeria Municipal, Casa da Música, Serralves e Cinema Trindade. “Crossings-travessias” é o tema da edição de 2019.

Partindo da “efeméride dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação por Fernão de Magalhães”, a programação irá “repensar este acontecimento e os seus múltiplos efeitos de uma forma alargada, a nível histórico, político e cultural”.

Travessias, reparações e compensações, racismo e a urgência de processos de descolonização são alguns dos temas a abordar nas conferências, que contarão com um elenco de oradores de luxo: as escritoras Chimamanda Ngozi Adichie e Coco Fusco, o escultor Ernesto Neto, a ativista Sonia Bone Guajajara, o artista visual Naeem Mohaiemen, a especialista em conservação e desenvolvimento Fiesta Warinwa, o ator Danny Glover, a música Vivian Caccuri, a académica Christina Sharpe, os cineastas Wu Tsang, Elizabeth A. Povinelli e Arthur Jafa, a física Vandana Shiva, a historiadora Clementine Deliss e o arquiteto Sir David Adjaye.

Assim, na sessão de abertura, às 17h de domingo, 3 de novembro, Chimamanda Ngozi Adichie falará sobre a forma como o racismo ainda hoje opera a partir de um discurso linear e paternalista, bem como da necessidade de criação de múltiplas narrativas. A sessão, intitulada “Crossings/Travessias”, será moderada por Joana Gorjão Henriques, jornalista e autora de livros centrados em questões relacionadas com racismo e direitos humanos.

No dia seguinte, 4 de novembro, destaque para a conversa com Ernesto Neto, um dos nomes mais importantes da arte contemporânea do Brasil, a performance “Óh! Rage, de Calixto Neto, e a conversa entre a ativista Sônia Guajajara e Ernesto Neto, sob o tema “A luta pelo território e a destruição da Amazónia. A primeira e a última sessão decorrem, às 17h e às 21h, respetivamente, no grande auditório do Rivoli, sendo que a performance será apresentada na Galeria Municipal do Porto, pelas 19h.

No dia 5, às 21h, o ator Danny Glover, conhecido de filmes como “A Cor Púrpura” ou “Arma Mortífera”, apresentará a sessão “Escravatura, Justiça, Reparações: A História por Fechar”, moderada por John Akomfrah, artista, escritor, realizador e um dos curadores do Fórum do Futuro. Glober é atualmente embaixador da UNICEF e partilhará com o público portuense conhecimentos práticos sobre meios de promover a paz, a unidade e a democracia.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No dia 6 de novembro, pelas 19h, a escritora Christina Sharpe partirá do seu livro “In the Wake: On Blackness and Being” para apresentar a sessão de título homónimo, moderada pela socióloga Cristina Roldão, investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. A conversa decorrerá à volta das representações artísticas, visuais e quotidianas do “ser negro” e do “clima” que persegue a vida negra contemporânea na diáspora, segundo Sharpe.

Arthur Jafa, premiado este ano com o Leão de Ouro para Melhor Artista na Bienal de Cinema de Veneza, estará em conversa com o diretor do Museu de Serralves, Philippe Vergne, na sessão “Poder, Beleza, Alienação”, a 8 de novembro pelas 21h, em Serralves. A obra de Jafa recorrentemente questiona de que forma podem os meios visuais transmitir fielmente “o poder, a beleza e a alienação” intrínsecos de certas formas de música negra norte-americana. No Porto, o cineasta falará sobre os seus processos criativos e de como a produção cultural negra ainda hoje parte de um lugar espiritual e emocional carregado de dor e ausência de meios. No dia seguinte, será exibido o seu filme “Dreams Are Colder Than Death”, no Cinema Trindade.

No último dia do Fórum do Futuro, 9 de novembro, a curadora, editora e historiadora Clémentine Deliss apresentará as principais ideias para um modelo de instituição futura que questiona as ideologias dominantes de conservação. Na sessão, intitulada “Manifesto Pelo Direito de Acesso às Coleções Coloniais Sequestradas na Europa Ocidental”, Deliss falará sobre como a história dos museus está marcada pelo imperialismo europeu e sobre a necessidade de uma reinvenção do projeto museológico num sentido de reparação. A moderação estará a cargo da antropóloga e investigadora Nélia Dias e do diretor artístico do Museu da Cidade do Porto, Nuno Faria.

Todas as sessões do Fórum do Futuro têm entrada livre, mas é preciso levantar bilhetes (disponíveis no local da sessão, no próprio dia, dentro do horário das respetivas bilheteiras).

O programa do Fórum do Futuro inclui também performances artísticas e outras atividades além das conferências.

Foto: Miguel Nogueira | CM Porto

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem