As preocupações da Associação Comercial do Porto com as áreas metropolitanas portuguesas estiveram na origem do estudo técnico-jurídico “As eleições diretas para as AM de Lisboa e do Porto”. O documento foi já entregue pelo presidente da ACP, Nuno Botelho, ao presidente do Conselho Metropolitano do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, e ao Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.
Este estudo, que será apresentado publicamente na conferência por António Figueiredo, da Quarternaire, “levanta dúvidas quanto à constitucionalidade da possibilidade de realizar eleições diretas nas áreas metropolitanas e representa o mote para um debate estratégico e esclarecedor sobre este tema polémico que divide partidos, autarcas e especialistas na matéria”, refere a Associação Comercial do Porto, em comunicado.
Assim, o Palácio da Bolsa abre as portas já esta sexta-feira, dia 19 de janeiro, a partir das 09h30, para uma manhã de debate sobre este tema da agenda pública e política: o futuro das áreas metropolitanas portuguesas.
Após a apresentação do estudo, Luís Valente de Oliveira e Fernando Gomes debatem sobre o “Sonho, Balanço e Projecto: o que ficou na gaveta, o que tem de sair do armário”, com moderação de Hugo Gilberto, pelas 10h00.
“Ciência, Cultura e Território: A Inteligência Territorial no advento da Inteligência Artificial” será o segundo painel, moderado por Domingos de Andrade, numa conversa com Paulo Rangel e Luís Aguiar-Conraria, pelas 11h00.
De mencionar que o evento contará com a presença dos presidentes das Câmaras Municipais de Lisboa e do Porto, num debate moderado pelo presidente da Associação Comercial do Porto, pelas 11h45: “Transição e Transacção entre a Europa das Regiões e a Europa das Cidades: Do ‘Arquivo’ para o ‘Alqueva’ Territorial”.
A sessão de encerramento estará ao cargo do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.
A entrada é gratuita mas sujeita a inscrição, com a informação disponível em http://www.cciporto.com/noticias/conferencia-areas-metropolitanas-de-lisboa-e-do-porto-o-futuro_3.