
Ao que tudo indica, vai ser criado um novo funicular em Vila Nova de Gaia, na zona da Afurada. Como explica o JN, este vai funcionar de forma relativamente parecida à do que existe na Ribeira do Porto.
A diferença neste caso é que o funicular servirá para estabelecer ligação com a futura estação de metro da Arrábida, que fará parte da Linha Rubi. Recorde-se que, atualmente, a estação da Arrábida ainda está em construção.
O anúncio foi feito na última quinta-feira, dia 26 de junho, pelo presidente da Câmara de Gaia. Eduardo Vítor Rodrigues deu a informação aquando da cerimónia de inauguração da ligação fluvial entre Porto e Gaia. Segundo o autarca, o funicular “servirá para ligar a cota baixa (Afurada) à cota alta (Arrábida)”.
O presidente da autarquia gaiense acrescentou ainda que “o investimento estará a cargo da Empresa Metro do Porto e a Câmara de Gaia tratará da manutenção”. No caso do Porto, a ligação é feita entre a Ribeira e a Batalha. Aqui, a gestão é assegurada pela STCP.
Vale a pena relembrar que a Linha Rubi, que só deverá ficar concluída até 2026, irá contar com oito estações diferentes: Casa da Música e Campo Alegre (Porto) + Arrábida, Candal, Rotunda, Devesas, Soares dos Reis e Santo Ovídio (Gaia). Uma das grandes novidades deste percurso será a nova Ponte Ferreirinha.