
O filme de animação “Nas Estrelas com Miró e Calder”, realizado pelos alunos do 4.º ano B da Escola Básica da Vilarinha, no Porto, foi distinguido com dois prémios no festival internacional Corti a Ponte, que decorreu em Itália.
Resultado de um projeto desenvolvido no âmbito do programa municipal Porto de Crianças, a curta-metragem foi criada nas oficinas do CLIA Anilupa, da Associação de Ludotecas do Porto, ao longo do ano letivo 2023/2024.
A obra foi distinguida com o Senior Jury Award – by 3.7 competition, com o júri a destacar o filme como “um exemplo de como as escolas e os museus podem interagir de forma eficaz”. A animação foi elogiada pela forma como transforma “uma visita ao museu Calder e Miró” numa narrativa visual que transporta “a frescura, imaginação e poesia que só a perspetiva de uma criança pode oferecer”.
O filme recebeu também o Cias Award – by 3.7 competition, sendo valorizado “pela escolha de criar uma peça poética com a obra de arte, respeitando o ponto de vista da criança” e por revelar “intenção de envolver participantes de diferentes idades num projeto colaborativo”. (via Porto.)
O Porto de Crianças é dirigido às crianças da educação pré-escolar e do 1.º ciclo das escolas públicas da cidade, com uma abordagem interdisciplinar que reforça áreas como a educação artística, científica e cívica. O projeto de cinema de animação é uma das propostas integradas no programa.