
Está prestes a arrancar um novo festival em Portugal, chamado “Refugee Week”. Este vai acontecer de segunda-feira a domingo, dias 16 a 22 de junho, em diferentes cidades como Porto, Lisboa, Covilhã e Leiria.
Como explica o Porto Canal, trata-se de um festival de arte e cultura, que pretende celebrar a importância das comunidades refugiadas e migrantes, que fazem a sua vida em Portugal. Os fundadores do projeto foram Carlota e MoYah. Carlota nasceu no Porto e MoYah em Moçambique, sendo que se conheceram em Bristol.
As mesmas referem que o projeto visa também “promover a inclusão, representatividade e solidariedade através da cultura”. Recorde-se que o Refugee Week também é bastante popular em Inglaterra.
Nas palavras de MoYah, citado pelo mesmo meio de comunicação, “o Refugee Week é o maior festival de arte e cultura do mundo dedicado a celebrar as contribuições que as comunidades migrantes e refugiadas dão aos países [onde vivem]”.
O rapper com origem em Moçambique acrescenta ainda que este festival é algo que “Portugal precisa”. “Cresci em Portugal e passei por muito racismo e achei que podia contribuir ajudando a criar essa iniciativa, que é para trazer as comunidades todas juntas e perceberem-se umas às outras” – partilha.
Em especial nos tempos que se vivem hoje em dia, os promotores deste projeto consideram que o evento é necessário em Portugal. Fazem menção a episódios de violência e racismo que se têm verificado, particularmente com comunidades migrantes.
Esperam-se cerca de 20 eventos, que vão desde exposições, a concertos, passando ainda por oficinas, poesia, piqueniques e muito mais. A programação completa pode ser consultada aqui.