
O MIMO Festival está de volta a Amarante em 2025, entre os dias 18 e 20 de julho. A cidade do Tâmega acolherá, pela sexta vez, este festival de entrada livre que celebra a diversidade musical e a partilha cultural, com uma vasta programação ao longo de três dias.
A programação inclui mais de 60 atividades, distribuídas entre concertos, DJ sets, debates, oficinas, cortejos, sessões de bem-estar e ações pensadas para crianças. A componente internacional volta a estar em destaque, com artistas de 13 países — entre os quais Portugal, Brasil, EUA, Argentina, Palestina, Gâmbia e Cuba — ocupando os mais variados espaços da cidade, das igrejas às praias fluviais, dos parques aos monumentos.
O cartaz conta com nomes já consagrados e talentos emergentes da cena contemporânea, como Ana Moura, Chief Adjuah (anteriormente Christian Scott), José James, Aja Monet, Sona Jobarteh, Roberto Fonseca, Daddy G (Massive Attack) em DJ Set, Carlos Malta & Pife Muderno, Fogo Fogo, Gustavo Beytelmann & Philippe Cohen Solal (Gotan Project), Momi Maiga, Juliana Linhares, Mocofaia, Natascha Falcão e ainda uma roda de samba com os cariocas Casuariana.
Em 2024, o festival atraiu 70 mil pessoas a Amarante, um número que fortalece o papel da cidade como destino cultural de referência. Jorge Ricardo, presidente da Câmara Municipal, reforça essa dimensão: “enquanto Cidade Criativa da UNESCO na categoria Música, Amarante tem também a responsabilidade de proporcionar experiências diferenciadoras e enriquecedoras, sendo o MIMO um exemplo desse propósito”
O próprio acredita que o MIMO Festival é um evento promotor da democratização da cultura, “transformando os [seus] espaços públicos, monumentos e ruas num encontro de culturas, saberes e sonoridades”. Em baixo, pode ver os nomes que constam no cartaz.
Mais informações sobre o evento (entre as quais, o cartaz completo) podem ser encontradas aqui.