PUB
Amanhecer - sacão

O festival de música clássica que vai trazer 60 horas de concertos ao Porto

O festival de música clássica que vai trazer 60 horas de concertos ao Porto

Durante o mês de julho, o Porto acolhe músicos, estudantes e apreciadores de música clássica vindos de todo o mundo para mais uma edição do Festival Internacional CONVIMUS. A sexta edição deste evento promete transformar diversos espaços da cidade em centros de partilha, formação e celebração musical, reunindo cerca de 300 participantes oriundos de mais de 20 países.

Ao longo de 22 dias, serão oferecidas mais de 60 horas de concertos ao vivo, todos com entrada gratuita, além de concursos, exposições e atividades formativas de elevado nível. Este ano, o festival presta homenagem a Carlos Paredes, que em 2025 celebraria 100 anos, com várias iniciativas dedicadas à sua obra e legado.

Um dos momentos de destaque será a atuação da Orquestra Sinfónica AMASING ao lado dos vencedores do Concurso Internacional de Violino, concerto de encerramento que terá lugar a 27 de julho, na Igreja de São João da Foz. O início do festival acontece a 6 de julho, com o espetáculo “Concertos Invertidos”, no Castelo de São João da Foz, protagonizado por jovens músicos da Orquestra de Cordas AMASING.

Além dos concertos, o festival reforça a componente educativa com masterclasses em violino, piano, viola, flauta e música de câmara, ministradas por músicos consagrados. Pela primeira vez em território nacional, será também oferecido um Curso Intensivo de Direção Orquestral, liderado pelo maestro Volker Hartung.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Dois concursos internacionais — um de violino e outro de música de câmara — voltam a estar no centro da programação, incentivando a criação e promovendo novos talentos à escala mundial. O vencedor do concurso de violino terá ainda a oportunidade de integrar uma digressão no Brasil com a Orquestra AMASING, consolidando o caráter internacional do evento.

A programação contempla ainda uma exposição de violinos de autor e uma mostra de pintura com obras de José António Rodrigues. O evento é organizado em parceria com a União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, a Associação Cultural AMASING e a Orquestra Sinfónica AMASING.

As inscrições para participar nos concursos e masterclasses estão abertas até 30 de junho, reforçando o convite à participação ativa num festival que cruza tradição e inovação, com destaque para estreias de obras de compositores portugueses como Nicolau Medina Ribas e Duarte Costa.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2