
Ao que tudo indica, há um edifício histórico em Vila Nova de Gaia que poderá ser adquirido pela autarquia gaiense. Trata-se da Vila Alice, um edifício que fica localizado em Vilar do Paraíso, conforme avança o Jornal de Notícias (JN).
De acordo com o mesmo meio noticioso, é expectável que a votação aconteça já na próxima segunda-feira, dia 7 de abril, numa reunião municipal. Quem se pronunciou sobre a potencial aquisição foi Paula Carvalhal.
Na perspetiva da vereadora da Cultura de Gaia, são várias as razões que fazem com que a aquisição do imóvel seja pertinente. A própria menciona a sua “relevância histórica, o potencial de valorização e a adequação às necessidades do município”.
Segundo consta, a compra da Vila Alice pode estar relacionada com a sua integração no roteiro camiliano, em homenagem a Camilo Castelo Branco. No entanto, não é esse o único aspeto que pode levar à aquisição do local.
Outro dos pontos destacados pela autarquia gaiense, acerca da Vila Alice, tem a ver com a relevância da sua localização. Este edifício em Vilar do Paraíso é visto como uma “infraestrutura urbana consolidada”. Ou seja, a sua acessibilidade a estradas principais e transportes públicos é bastante simples.
Na compra da Vila Alice, Paula Carvalha também destaca o facto deste se poder tornar num local turístico, onde se realizariam visitas guiadas, exposições e não só.