PUB
CMPorto

“O Dia mais curto” celebrado em 24 cidades do país

“O Dia mais curto
No Porto, o metro da cidade “associa-se à iniciativa exibindo, em algumas estações e carruagens, curtas-metragens de animação” durante toda a próxima segunda-feira.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A Agência da Curta Metragem vai organizar, pelo terceiro ano consecutivo, o evento “O dia mais curto”, que vai decorrer durante vários dias de dezembro em 24 cidades de Portugal, a começar na próxima segunda-feira.
A organização diz, em comunicado, que “todos os anos, por volta do dia 21 de dezembro, o hemisfério norte entra na estação mais fria devido ao solstício de inverno, naquele que é o dia mais curto do ano” e que “inspirou a criação da festa que celebra o cinema no formato curto: ‘O dia mais curto’”.
De Abrantes a Viseu, passando pelo Porto e até às Ilhas, as 24 cidades “vão receber sessões de curtas-metragens, nacionais e internacionais, para adultos e crianças, através de programas próprios associados ao evento, ou das sessões disponibilizadas pela Agência da Curta Metragem”.
No próximo domingo, o Teatro Municipal de Vila do Conde, vai receber uma sessão especial, uma vez que é nesta cidade onde a organização realiza anualmente o festival Curtas.
“Em Vila do Conde, também com a presença dos realizadores, serão apresentadas as curtas-metragens ‘Vila do Conde Espraiada’, de Miguel Clara Vasconcelos, e ‘A Glória de Fazer Cinema em Portugal’ de Manuel Mozos”, refere a organização.
No Porto, o metro da cidade “associa-se à iniciativa exibindo, em algumas estações e carruagens, curtas-metragens de animação” durante toda a segunda-feira.
O programa da iniciativa intitulado “Panorama nacional” vai apresentar “Amélia & Duarte” de Alice Guimarães e Mónica Santos, “Blood Brothers” de Marco Espírito Santo e Miguel Coimbra, “Inventário de Natal” de Miguel Gomes, “Longe do Éden” de Carlos Amaral, “Três Semanas em Dezembro” de Laura Gonçalves e “Campo à Beira Mar” de André Ruivo.
A organização define o acontecimento como “a festa do cinema, um momento de descoberta que vai iluminar as telas do país”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil