PUB
Recheio 2024 Profissional

“O Dia Mais Curto” chega ao Porto com programação para todas as idades

“O Dia Mais Curto” chega ao Porto com programação para todas as idades

“O Dia Mais Curto”, um evento dedicado às curtas-metragens, vai estar presente na cidade do Porto nesta terça e quarta-feira, dias 21 e 22 de dezembro, nomeadamente no Cinema Trindade, no Planetário do Porto, na Galeria da Biodiversidade, entre outros locais espalhados pela cidade. 

O evento, organizado pela Agência da Curta Metragem, inspirou-se no fenómeno astronómico que assinala o dia mais curto do ano, quando o Outono se transforma em Inverno, no hemisfério norte.

A agência criou, para este ano, “quatro programas distintos, para todas as idades e públicos, com filmes portugueses ou internacionais, que serão exibidos de norte a sul do país, no continente e ilhas”, lê-se na nota de apresentação. 

“O Dia Mais –Curto” surge para toda a família, tendo categorias de curtas que todos podem ver desde a “Curtas do Mundo”, que “propõe uma viagem por algumas das obras exibidas na mais recente edição do festival Curtas Vila do Conde”; e a “Novas Curtas Portuguesas”, “uma oportunidade para conhecer autores nacionais e as histórias que têm para nos contar” até a “Curtinhas para Todos” (para maiores de seis anos) e a “Amiguinhos” (para maiores de três anos). Ambas “prometem muita animação a par da educação pela imagem”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O Cinema Trindade irá receber o evento dia 21, a partir das 19.00, para onde está agendada uma programação especial, que inclui a exibição de curtas como Elo, de Alexandra Ramires; Purpleboy, de Alexandre Siqueira; O Teu Nome É, de Paulo Patrício; e Luz de Presença, de Diogo Costa Amarante. 

Também no dia 21, a Sala Estúdio Perpétuo e a Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto recebem as sessões da rubrica “Novas Curtas Portuguesas”, que destacará, por exemplo, The Shit, de Laura Carreira, e Sortes, de Mónica Martins Nunes, às 21.30h.

Poderá assistir às curtas que integram a “Amiguinhos”, como Pawo, de Antje Heyn e Despertador, de Filip Diviak, no Planetário do Porto, às 15.00, no dia 21. As “Curtinhas para Todos” – com Kiki, o Passarinho, de Julie Rembauville e Nicolas Bianco-Levrin, e Guarda-Chuvas, de José Prats e Álvaro Robles – ocupa a Galeria da Biodiversidade, no mesmo dia, às 18.00h.

Já dia 22, o evento leva as “Curtas do Mundo” à Sala Estúdio Perpétuo, a partir das 21.30, onde será possível assistir a We Have One Heart, de Katarzyna Warzecha; A Questo Punto, de Pablo Cotten e Joseph Rozé; e O Rei David, de Lila Pinell. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil