
É já esta quarta-feira, dia 16 de abril, que a Metro do Porto (MdP) vai assinar um novo contrato. Este servirá para adquirir mais 22 veículos para a sua frota, sendo que as novas composições foram adjudicadas à CRRC.
De acordo com o Jornal de Notícias, o valor da adjudicação ronda os 69,5 milhões de euros. Sabemos ainda que os novos veículos deverão chegar ao Porto até ao fim do próximo ano (2026).
Para assinalar esta aquisição por parte da empresa de transportes portuense, marcará presença o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz. A cerimónia acontece na estação de Metro do Campo 24 de Agosto.
Segundo a mesma fonte de informação, os veículos serão destinados à Linha Rubi (H) e tudo indica que irão chegar antes do arranque da nova linha. Recorde-se que esta irá assegurar a ligação entre a Casa da Música (Porto) e Santo Ovídio (Gaia).
Acerca da adjudicação dos 22 veículos, importa referir que o financiamento contou com o apoio do Fundo Ambiental e do Sustentável 2030. Nas últimas horas, a Metro do Porto publicou um novo vídeo, no X, antigo Twitter.
Neste, é possível ver a evolução dos trabalhos na Linha Rubi. Nas palavras de Pedro Araújo, gestor da empreitada, “estamos a dias de distância de começar a ter três frentes de escavação subterrâneas aqui nesta empreitada, duas em Gaia e uma no Porto, no Largo Ferreira Lapa. Também vamos iniciar nos próximos dias. Estamos a concluir todos os tratamentos para poder começar a escavar a primeira galeria do túnel de escavação”.