
Com 68% do território coberto por áreas verdes e floresta, Baião é o concelho “mais verde”. Quem o afirma e certifica é a Global Sustainable Tourism Council (GSTC).
O “Galardão Prata” EarthCheck já pertence a este concelho, sendo o primeiro município português a obte-lo, resultado de uma auditoria levada a cabo pela GSTC, durante três anos, às políticas ambientais desenvolvidas pelo município baionense.
Para a atribuição este prémio foram analiasadas vários pontos: a criação de serviços de recolha gratuitos de Monstros Domésticos e de Construção de Demolição; aquisição de terrenos florestais em locais estratégicos e de elevado valor ambiental; elaboração de projetos de engenharia ambiental para a criação de percursos pedonais ao longo dos rios Ovil, Teixeira e Douro; reflorestação do território com 14 290 árvores; repovoamento dos rios Ovil e Teixeira com trutas; criação da rede municipal de oleões e multiplicação de Ecopontos; distribuição de sacos de reciclagem à população; renovação gradual da frota automóvel municipal com veículos elétricos, etc.
“O perfil do turista tem vindo a mudar. Hoje estão mais conscientes das problemáticas ambientais e sensibilizados para a mudança. No futuro, ou o turismo é sustentável ou deixará de existir. Defendemos para Baião um turismo sustentável”, garante o presidente da autarquia, Paulo Pereira.
“A EarthCheck pode ajudar a construir a reputação de Baião como um território na linha da frente em termos de sustentabilidade, tanto para os visitantes como para a comunidade local”, refere Stewart Moore, Diretor Executivo e fundador da organização.
Fotografia: CM Baião