PUB
Bairro Feliz até 26 de junho

O Coliseu do Porto e as suas batalhas pela cultura reunidos num catálogo

O Coliseu do Porto e as suas batalhas pela cultura reunidos num catálogo

Na quarta-feira, pela voz de personalidades como Eduardo Paz Barroso, Pedro Abrunhosa e Rui Moreira, evocaram-se as histórias que carimbam os 75 anos do Coliseu do Porto, culminando no lançamento do catálogo da exposição “O Coliseu e a cidade: 75 anos de Histórias”, que chegou ao fim, nos Paços do Concelho.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A sessão aberta ao público, realizou-se esta quarta-feira por ser 31 de janeiro. Eduardo Paz Barroso, presidente do Coliseu, chamou  a atenção para a conceção artística do objeto em lançamento, uma “caixa mágica” – como lhe chamou – que encerra importantes memórias coletivas.
Pedro Abrunhosa, que numa tarde de 1995 se acorrentou aos portões do Coliseu e ajudou a evitar a sua transformação em salão religioso, recordou a propósito as batalhas contra o Estado Novo empreendidas pelo arquiteto que desenhou o Coliseu Porto, Cassiano Branco, para reafirmar que “Somos todos Cassianos!”.
Rui Moreira lembrou, por sua vez, o episódio de 1995 e “a nossa resistência quando tentaram adotar o Coliseu”, acrescentando ser significativo “estarmos aqui hoje, 31 de janeiro, que é um dia de revolta”. Mas – evidenciou – o Coliseu vai continuar a precisar de apoio para as obras de que necessita. “A batalha da cultura nunca está conquistada; está sempre em risco”, disse o presidente da câmara, reafirmando que “enquanto houver alguém a ligar a palavra subsídio à cultura, ela está debaixo de uma enorme ameaça”.

O catálogo-caixa
Concebido como objeto de coleção, numerado e de tiragem limitada, o catálogo de “O Coliseu e a Cidade: 75 anos de histórias” é composto por vários elementos guardados numa caixa que, ao abrir-se, ganha a forma da sala do Coliseu fotografada por Alvão em 1941. Dentro, estão um livro, um álbum fotográfico e várias reproduções.
Ao álbum fotográfico pertencem 75 imagens antigas e contemporâneas do Coliseu, muitas delas raras.
O catálogo abarca textos de Rui Moreira, Eduardo Paz Barroso e Miguel Guedes, do bibliotecário Luís Cabral, do designer Henrique Cayatte, do poeta e ensaísta Bernardo Pinto de Almeida e do radialista Álvaro Costa.
À venda na bilheteira e na loja do Coliseu (pvp 50€), o catálogo é a peça que assinala a exposição “O Coliseu e a Cidade: 75 anos de histórias”, e que assinalou o encerramento das comemorações dos 75 anos de vida da maior sala de espetáculos da cidade.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer - sacão