
Esta quarta-feira, dia 11 de junho, a equipa “Academic Solar Team”, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), divulgou um novo projeto de barco de competição movido a energia solar.
Conforme explica o Porto Canal, o casco é 100% feito de fibras naturais. Em comunicado enviado pela FEUP, pode ler-se: “esta é a segunda equipa em Portugal a desenvolver este conceito de embarcação, a primeira da zona Norte, e competirá, já neste verão, nas provas europeias da modalidade”.
Espera-se que a estreia aconteça já em setembro de 2025, durante o Portugal Boat Challenge. A equipa foi formada em 2023 e é composta por estudantes de diversos cursos da FEUP, tendo o grande objetivo de “motivar e demonstrar que a mudança do setor do transporte marítimo para soluções mais sustentáveis é viável”.
No entender da Academic Solar Team, o transporte marítimo pode ser feito de uma forma mais “verde”. Esta aposta tem particular relevância, num contexto atual em que o transporte marítimo tem particular importância na troca de mercadorias no mundo, com recurso a combustíveis fósseis.
O protótipo de barco solar da FEUP chama-se “Atlântico”. Para o líder do projeto, João Alegre, “o facto de o Atlântico ser um barco com hidrofoils – uma estrutura semelhante a uma asa que, quando submersa, gera sustentação ao levantar o barco acima da água – permite triplicar a eficiência do protótipo, fazendo com que seja preciso muito menos energia para fazer o barco andar e obter uma boa performance”.
O próprio menciona o grande “orgulho” sentido por toda a equipa, no que toca a este projeto. Um dos destaques deste barco é o uso de fibra de linho, que, tal como refere João Alegre, ainda não é “muito estudado”. Por isso mesmo, a equipa necessitou de realizar um rigoroso trabalho de pesquisa e testes computacionais, de forma a inovar no setor.
Conforme refere o mesmo meio noticioso, após o Portugal Boat Challenge, o Atlântico irá participar na Sardinia Innovative Boat Week, uma prova na Sardenha (Itália), em outubro.
(Foto: Instagram FEUP Academic Solar Team)