
Em Gondomar, foi recentemente inaugurado um novo baloiço panorâmico. Tem um nome fora do convencional (“Baloiço do Cu Grande”) e existe desde o mês de fevereiro, na União de Freguesias de Melres e Medas.
De acordo com a NiT, a construção deste equipamento foi assegurada pela Associação Branzelo Ativo (APA), que atua no local desde 2014. A mesma fonte de informação avança que este baloiço está presente num dos sítios por onde passaram as 11 edições do Trail Santa Iria. Recorde-se que este também foi organizado pela APA.
Na tentativa de explicar a origem do nome do baloiço, a APA refere que “o ‘Cu Grande’ é um termo informal que, neste caso, identifica um tipo específico de formação geológica encontrada em regiões montanhosas”.
A associação acrescenta ainda que “ele representa um local formado na Serra de Santa Iria, que proporciona uma paisagem única e carregada de significado”. Supostamente, já os antigos já se referiam a este local dessa maneira, atendendo ao perfil “arredondado ou côncavo” do mesmo.
Através deste baloiço panorâmico, é possível ter vistas privilegiadas sobre Branzelo e o Rio Douro. As imagens em baixo são prova disso mesmo.