
Este sábado, dia 15 de fevereiro, faleceu Jorge Nuno Pinto da Costa, com 87 anos. Partiu uma figura incontornável do Norte e que, durante mais de 4 décadas, serviu como presidente o Futebol Clube do Porto.
Numa longa história na liderança do clube, tornou-se o presidente mais titulado do mundo com mais de 2500 títulos nas modalidades todas e 69 com a equipa de futebol.
Foi com Pinto da Costa que o FC Porto venceu, pela primeira vez, a Liga dos Campeões, em 1987. Foi com Pinto da Costa que o FC Porto venceu, no mesmo ano, a primeira Taça Intercontinental. Foi com Pinto da Costa que o FC Porto venceu, pela primeira vez, a Taça UEFA, em 2003.
Recorde-se que Pinto da Costa já lutava contra um cancro terminal desde 2021, altura em que lhe terão sido dados 3 meses de vida. Nos últimos meses de vida, publicou o livro “Azul Até Ao Fim”, onde falava (entre outras coisas) sobre o seu funeral. Pinto da Costa manifestou o desejo de que o seu funeral fosse realizado na Igreja das Antas e escreveu a lista de quem queria e de quem não queria ter presente neste dia.
No Estádio do Dragão, a morte de Pinto da Costa não passou em branco e o “presidente dos presidentes” foi homenageado com uma tarja que coloca o eterno líder portista em evidência, como se pode ver na publicação em baixo, feita pelo FC Porto, no X, antigo Twitter.