
No cruzamento entre o circo contemporâneo urbano e o imaginário rural, “E-nxada” é o espetáculo que marca, no próximo domingo, pelas 15 horas, a chegada a Matosinhos da quadragésima edição do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI). O Jardim do Sr. do Padrão, junto à praia do Titã, vai servir de palco para uma reflexão sobre a condição humana partindo de um elemento ancestral do trabalho dos homens: a enxada.
Espetáculo de circo contemporâneo destinado a todos os públicos, “E-nxada” explora, segundo nota enviada à imprensa, a experiência e o imaginário rurais a partir de um ponto de vista urbano. “Cavando desde a penumbra dos tempos até aos nossos dias, ligando o passado e o presente, a arcaica ferramenta agrícola terá como contraponto irónico os objetos eletrónicos do nosso quotidiano”.
Criação conjunta da companhia de teatro/circo portuense Erva Daninha e da Binaural/Nodar, estrutura sedeada em São Pedro do Sul, o espetáculo mescla realidades, artes, ritmos e paisagens destes dois mundos, retomando os dualismos antigo-novo e arcaico-moderno para refletir sobre o que fomos e o que somos.
Na exata confluência do local com o universal, o FITEI trará ainda a Matosinhos o grande teatro chileno contemporâneo. A 13 e 14 de junho, pelas 21h30, o Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery recebe “Casco Azul”, uma peça da companhia Teatro Amplio que tem por personagens quatro capacetes azuis da ONU destacados para uma base militar em Porto Príncipe, no Haiti.