
O mês de fevereiro de 2025 ficou marcado pelo arranque da fiscalização da STCP, aos locais de estacionamento que perturbam a circulação de transportes públicos. Registaram-se 20 multas diárias, neste arranque da vigia.
Feitas as contas, e tal como escreve o JN, isso resultou num total de 409 multas em fevereiro. O documento da STCP acrescenta ainda que “quase 230 infrações ocorreram em ruas com paragens de autocarro e com sinalização C16, onde é proibido parar e estacionar”.
“A seguir, encontram-se as infrações cometidas em locais sinalizados exclusivamente para o transporte público, assim como aquelas em que o estacionamento indevido obrigou os autocarros a circularem na faixa contrária” – explica a STCP (via JN).
Com base neste relatório, sabemos também que as ruas com mais registos de infração foram a Rua de António Cândido e a Rua da Constituição. Ao todo, as duas contabilizaram mais de 60 infrações, principalmente entre as 14h e as 17h.
A mesma fonte de informação avança que as multas são emitidas em formato digital. De qualquer forma, é deixada a garantia de que os fiscais, em primeiro lugar, procuram sempre sensibilizar os condutores.
Esta fiscalização, que arrancou em fevereiro, acontece em todos os dias úteis. Quem leva a fiscalização a cabo são os próprios agentes da STCP, com as credenciais da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).
Foto: Guilherme Costa Oliveira (via CMP)