O ministro da Educação anunciou esta segunda-feira que quer que todos os alunos do 1.º ciclo passem a ter inglês como disciplina curricular obrigatória, tendo pedido ajuda ao Conselho Nacional de Educação para pensar como fazer a mudança. “Temos de introduzir o inglês no currículo do ensino básico”, afirmou Nuno Crato durante a sessão solene de abertura do Ano Letivo 2013-2014 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que decorreu hoje em Lisboa, nas instalações daquele órgão consultivo do Ministério da educação e Ciência (MEC). O governante sublinhou que o inglês ainda não é obrigatório para os alunos do 1.º ciclo porque essa mudança no programa curricular terá “implicações no 2.º e no 3.º ciclo”. Por isso, Crato lançou um “repto” aos conselheiros do CNE para que pensem como deve ser introduzido o inglês desde os primeiros anos de escola até ao final do 3.º ciclo: “Ajudem-nos a pensar como podermos desenvolver o inglês nas escolas do 1º ao 3º ciclo”, apelou.
A notícia foi avançada depois da forte crítica à recente polémica em torno da decisão do MEC em acabar com a obrigatoriedade do inglês como oferta das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s).
Segunda-feira 23 Setembro, 2013
Nuno Crato quer inglês obrigatório desde o 1.º ciclo
“Temos de introduzir o inglês no currículo do ensino básico”, afirmou Crato na sessão solene de abertura do Ano Letivo 2013-2014 do Conselho Nacional de Educação.