PUB
Junta da Galiza

Nuno Carinhas distinguido esta quinta-feira com Medalha Municipal de Mérito

Nuno Carinhas distinguido esta quinta-feira com Medalha Municipal de Mérito

No dia em que se assinala a estreia de “Uma Noite no Futuro”, a última produção própria de 2018 do Teatro Nacional São João (TNSJ), que tem assinatura de Nuno Carinhas na encenação, cenografia e figurinos, o encenador e diretor artístico do TNSJ é distinguido com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, como reconhecimento do trabalho que tem vindo a desenvolver na projeção do panorama cultural da cidade.

O momento decorre esta quinta-feira, dia 13 de dezembro, no Teatro Carlos Alberto (TeCA), após a estreia do espetáculo e conta com a presença de Graça Fonseca, ministra da Cultura. A Medalha Municipal de Mérito será entregue por Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Pintor, cenógrafo, figurinista e encenador”, lê-se na primeira linha da nota biográfica pluridisciplinar de Nuno Carinhas. Tendo nascido em Lisboa, em 1954, o encenador tem tido, na última década, um papel fulcral na dinamização do tecido cultural do Porto, contribuindo ativamente para a promoção de companhias e criadores que encontraram nos espaços do TNSJ, numa conjuntura económica e social dolorosa, um reduto de esperança para a prossecução dos seus espetáculos. A ligação de Nuno Carinhas ao TNSJ é longa e iniciou-se em 1996, com a encenação do espetáculo “O Grande Teatro do Mundo”, de Calderón.

“Já enquanto diretor artístico do TNSJ, sublinham-se espetáculos como ‘Ah, os dias felizes’, de Samuel Beckett, em 2013; ou ‘Os Últimos Dias da Humanidade’, de Karl Kraus, em 2016, uma aventura que mereceu amplo destaque na crítica. O ano de 2017 marcou a sua primeira incursão pelo universo de William Shakespeare ao levar ao palco do TNSJ a peça ‘Macbeth’, espetáculo que foi um sucesso de bilheteira. Em 2018, Nuno Carinhas voltou a encenar uma peça do dramaturgo inglês, desta feita ‘Otelo’, que será reposta no TNSJ logo no início de 2019, entre 5 e 20 de janeiro”, revela nota enviada às redações.

Ainda este ano, e antes da passagem de testemunho da direção artística do TNSJ para Nuno Cardoso, Nuno Carinhas “transporta” o público para ‘Uma Noite no Futuro’, espetáculo onde partilha o conceito e a dramaturgia com Pedro Sobrado, presidente do Conselho de Administração do TNSJ. A peça, que une textos de Samuel Beckett e de Gil Vicente – dois autores incontornáveis no seu percurso –, pode ser vista até ao dia 22 de dezembro.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/festas-felizes-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=1123-sabebem76&utm_campaign=sabebem