
Nuno Borges fez história, este domingo, ao vencer o espanhol Rafael Nadal na final do torneio ATP 250 em Bastad, na Suécia. Este é o primeiro título da carreira do tenista maiato, que se tornou o primeiro do país a conquistar este troféu.
Após o ponto decisivo, Borges, de 27 anos, ajoelhou-se, com as mãos no rosto, em descrença pelo feito alcançado. Ao levantar-se, a sua primeira ação foi cumprimentar Nadal, o “rei” dos courts de terra batida.
O narrador da TennisTV destacou o momento, afirmando que Borges “realizou uma das tarefas mais duras do desporto: derrotar Rafael Nadal numa quadra e numa final”. (Via Diário de Notícias) Borges venceu com os parciais de 6-3 e 6-2, em um jogo que durou 1 hora e 27 minutos.
Rafael Nadal, vencedor de 22 títulos do Grand Slam, ocupa atualmente a 261ª posição no ranking internacional, enquanto Nuno Borges está no 51º lugar. Com esta vitória, Borges torna-se o segundo português a vencer um torneio ATP, seguindo os passos de João Sousa, que venceu em Kuala Lumpur (2013), Valência (2015) e Estoril Open (2018).