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Número de chamadas para Linha SNS24 aumentou quase 80%

Número de chamadas para Linha SNS24 aumentou quase 80%

Em 2019, a Linha SNS24 atendeu 1,48 milhões de chamadas. Este ano, o serviço recebeu já mais de 1,9 milhões – mais de 7.000 chamadas, em média, por dia -, o que representa um aumento de quase 80% em comparação com o mesmo período do ano passado.

“Entre os dias 01 de janeiro e 24 de setembro, o SNS24 atendeu 1.906.644 chamadas. Em comparação com o período homólogo do ano anterior, já foram atendidas mais 840.844 chamadas, o que traduz um crescimento de 79%”, adiantam os dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) avançados à agência Lusa.

Em 2019, a Linha SNS24 atendeu 1.485.808 chamadas, segundo o balanço da atividade do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24).

O maior número de chamadas, este ano, foi registado nos meses de março e abril, com 381.270 e 234.337, respetivamente. De recordar que, em março, a Direção-Geral de Saúde (DGS) pediu à população para que, em caso de sintomas da doença de Covid-19, ligasse para a Linha SNS24 antes de se deslocar a qualquer hospital ou centro de saúde.

De acordo com os dados avançados à Lusa, em setembro, até ao dia 24, foram atendidas 232.980 mil chamadas, uma média de 9.700 chamadas por dia, sendo que o tempo média de espera por atendimento ronda os 52 segundos.

Já a Linha de Aconselhamento Psicológico, criada a 1 de abril, recebeu, até 24 de setembro, 37.328 chamadas, 3.125 das quais de profissionais de saúde.

“As chamadas estão relacionadas com problemas associados a ansiedade, stress, angústia, medo, sintomatologia depressiva, gestão de emoções e adaptação em situações de crise e, por vezes, à toma de medicação em excesso e ideação suicida”, referem os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

A plataforma de atendimento por videochamada, disponibilizada no ‘site’ do SNS24 para cidadãos surdos, realizou 785 atendimentos, entre os dias 21 de abril e 24 de setembro.

O atendimento é feito por um intérprete de Língua Gestual Portuguesa que faz a mediação com o enfermeiro do SNS24.

“Este serviço, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, pode ainda ser utilizado para assegurar a comunicação entre os profissionais de saúde e o doente surdo no Serviço Nacional de Saúde (centros de saúde e hospitais)”, salienta a SMPS.

De acordo com a SMPS, “a Linha SNS24 está preparada e é monitorizada em permanência por uma equipa dedicada a 100% para esse efeito”.

De referir que Portugal contabiliza esta segunda-feira mais quatro mortos relacionados com a covid-19 e 425 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da DGS.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 1.957 mortes e 74.029 casos de infeção.

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