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Novos investimentos no Porto de Leixões

Novos investimentos no Porto de Leixões

O pacote de investimentos a realizar no Porto de Leixões, em Matosinhos, inclui um novo quebra-mar, um novo Terminal de Contentores e melhorias no porto de pesca.

A Ministra do Mar assinalou, esta quarta-feira, o lançamento do concurso para o prolongamento do quebra-mar exterior do Porto de Leixões em 300 metros e para o aprofundamento do canal de acesso e da bacia de rotação.

Segundo explicou Ana Paula Vitorino, as obras irão melhorar as condições de segurança e navegabilidade da barra, e viabilizar a entrada de navios de maior dimensão.

A empreitada deverá esta concluída em 2023. O valor total do investimento será de 147 milhões de euros: 60 milhões de euros para a obra do prolongamento do quebra-mar, que conta com uma comparticipação comunitária de 31 milhões de euros, no âmbito do COMPETE 2020; e 87 milhões de euros para o aprofundamento do canal de acesso e da bacia de rotação, esta cofinanciada em 17,4 milhões de euros, no âmbito do CEF- Connecting Europe Facility- Transport Blendind. Estas intervenções integram a Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente- Horizonte 2026.

Na cerimónia que se realizou no Terminal de Cruzeiros de Leixões, a ministra anunciou ainda um novo Terminal de Contentores no Molhe Sul, um investimento privado na ordem dos 70 milhões de euros, que terá fundos de -14,8 metros, uma linha de cais de 360 metros num terrapleno de 16 hectares e capacidade de movimentação de 435 mil TEUS. A conclusão está prevista para 2024.

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A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) vai também melhorar as condições de operação do porto de pesca, através da criação de um novo entreposto frigorífico, de uma nova fábrica de gelo ou de uma nova linha de cais para acostagem de embarcações de pesca, entre outras melhorias.

“Este dia muito especial” representa “a concretização de um sonho há muito ambicionado”, admitiu a presidente do Conselho de Administração da APDL, Guilhermina Rego, sublinhando que “estas são intervenções estratégicas e determinantes para o reforço da competitividade do Porto de Leixões”.

Já Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal, disse que “Matosinhos beneficia muito com a presença do Porto de Leixões”, destacando a presença de 500 empresas do setor da logística, que empregam cerca de quatro mil pessoas, e que registam num volume de negócios na ordem dos 700 milhões de euros.

A autarca salientou ainda o contributo do Terminal de Cruzeiros para o crescimento do turismo de Matosinhos.

Para a Ministra do Mar, “é importante preservar todas as atividades da economia do mar, seja a pesca, a restauração ou as atividades náuticas”. “Queremos todos que estas atividades continuem numa rota de crescimento. Vamos, por isso, tentar mitigar efeitos negativos que surjam”, disse.

“Este investimento é imprescindível para o crescimento do Porto de Leixões. (…) Esta obra é absolutamente necessária por questões de segurança e de projeção económica”, afirmou ainda Ana Paula Vitorino, que anunciou também que a APDL irá construir uma réplica do Titan, “um ícone de Matosinhos, que honra o passado”, no valor de 1,35 milhões de euros.

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