PUB
Pingo Doce2 até 30/01

Novo viaduto sobre a VCI? Já sabemos quando começam as obras

Novo viaduto sobre a VCI? Já sabemos quando começam as obras

Como a VIVA chegou a noticiar, vai ser construído um novo viaduto sobre a VCI, que faz parte do plano de reconversão do antigo Matadouro de Campanhã. É de prever que o arranque das obras seja feito a partir de maio de 2025.

A informação é avançada pela Emerge ao Porto Canal. A empresa responsável pelo projeto explica que a estrutura em betão já está “executada” e que, até ao fim de 2024, o pilar, também ele, ficará pronto.

Segundo explica a empresa, à fonte referida, o viaduto que irá atravessar a VCI será posto “com auxílio de uma grua posicionada no terreno do Matadouro”. Trata-se de um acesso entre o Matadouro e a estação de Metro do Dragão, sendo acabado em estrutura metálica.

Recorde-se que o projeto em questão teve de sofrer algumas alterações. Estas foram impostas pela Infraestruturas de Portugal (IP), por causa da área de proteção da VCI.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Inicialmente queríamos que uma parte da composição que advém da nossa cobertura e também da fachada do edifício-ponte que pudesse prolongar para que quem passasse visse essa continuidade e isso ficou bastante reduzido. Ficou limitado ao afastamento obrigatório de dez metros” – contextualiza Diogo Brito, arquiteto do projeto.

O próprio destaca ainda que “a ponte é uma peça muito simples, que será apoiada no local e depois tem uma obrigatoriedade da IP de nós conseguirmos umas guias de segurança com dois metros de altura, são imposições”.

Sobre a “nova vida” do Matadouro de Campanhã

Como a VIVA tem vindo a acompanhar, a “nova vida” do antigo Matadouro de Campanhã passará pela criação do “M-ODU (Matadouro Outro Destino Urbano)”. O sítio em questão irá aglomerar museus, galerias de arte, escritórios, restaurantes e muito mais.

Quem chegou a visitar o espaço, recentemente, foi Rui Moreira. O presidente da Câmara do Porto, em maio, chegou a referir que “o Matadouro é a cidade que nós queremos. Aqui encontro tudo, encontro a cultura, a coesão e a economia (…) Este é o projeto âncora não apenas para Campanhã, mas de um projeto político que na altura parecia um pouco improvável” (via Porto Canal).

Fotografia: Andreia Merca – Porto Canal
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce2 até 30/01