PUB
Pingo Doce 2026 até 2/3

Novo terminal de contentores? Câmara de Matosinhos já se insurgiu sobre o tema

Novo terminal de contentores? Câmara de Matosinhos já se insurgiu sobre o tema

Esta segunda-feira, dia 26 de janeiro, a Câmara de Matosinhos afirmou que será contra o novo Terminal de Contentores Norte do Porto de Leixões. A notícia é avançada pelo Jornal de Negócios e a presidente da autarquia já se pronunciou sobre o tema.

“A câmara propõe que seja emitido parecer desfavorável a esta nova proposta do Terminal de Contentores Norte que implica o fim da marina, a alteração da paisagem em Leça da Palmeira e impactos na mobilidade” – refere Luísa Salgueiro.

As declarações foram feitas um dia antes da apresentação do Plano Estratégico do Porto de Leixões 2025-2035, por parte do ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz. Segundo Luísa Salgueiro, ainda que o Porto de Leixões tenha alta relevância para o concelho, importa zelar pelos interesses dos habitantes.

“Sendo nós conscientes da importância que o porto tem, queremos que as estratégias de desenvolvimento e do crescimento do porto respeitem a cidade de Matosinhos e de Leça da Palmeira” – explicou.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Mesmo assim, a líder da Câmara de Matosinhos refere que o Porto de Leixões deve continuar a crescer. Contudo, vinca claramente a ideia que os matosinhenses devem ser beneficiados pelo Porto de Leixões e não o contrário.

Segundo Luísa Salgueiro, o Porto de Leixões deve continuar a crescer e ter planos de desenvolvimento que respeitem a cidade e que a ajudem a qualificar-se. A própria assinala que o novo plano prevê um eventual desaparecimento da Marina Recreativa de Leça da Palmeira.

Segundo o Negócios, a reestruturação do Terminal de Contentores Norte do Porto de Leixões poderá rondar os 216,6 milhões de euros, tendo o Governo previsto um investimento total de 931 milhões no Porto de Leixões, durante os próximos 10 anos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhcer