
Rita Vargas, natural do Porto e especialista em desenvolvimento pessoal e bem-estar emocional, criou o projeto 3/4 de Céu, uma iniciativa inovadora que alia a meditação guiada ao património cultural (via New in Porto).
O conceito distingue-se por levar sessões imersivas de meditação a monumentos históricos e locais icónicos, não só no Porto, mas em diferentes pontos do país. O objetivo é proporcionar uma experiência de introspeção e serenidade, ao mesmo tempo que se valoriza a riqueza histórica e arquitetónica de Portugal.
A estreia do 3/4 de Céu acontece no dia 5 de abril, na Casa da Música, no Porto, às 21h30 para um grupo restrito e privado de empresários, líderes institucionais e governamentais, assim como agentes culturais. Os eventos para o público em geral serão anunciados em breve.
A Jornada de Rita Vargas
Com um percurso multifacetado, Rita Vargas tem uma formação em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa e um mestrado Direito da Comunicação pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. O seu trajeto profissional passou pelo ensino do Karaté, pela indústria farmacêutica e pelo marketingfarmacêutico, área onde conquistou o primeiro lugar no Concurso Nacional de Ideias de Marketing “2BMSD”, promovido numa conceituada empresa da indústria farmacêutica.
A viragem na sua carreira deu-se em 2011, quando, após perder o pai, decidiu mergulhar no mundo do desenvolvimento pessoal e emocional. Desde então, investiu em formação com alguns dos mais reconhecidos especialistas internacionais, incluindo Anthony Robbins, referência mundial em coaching, e Pedro Vieira, especialista em Programação Neurlinguística.
Nos últimos dez anos, dedicou-se a ajudar indivíduos e equipas a ultrapassarem desafios pessoais e profissionais, com especial foco na transformação emocional e no fortalecimento de relações interpessoais.
3/4 de Céu: o nome e o conceito
A escolha do nome do projeto simboliza a procura por equilíbrio e transcendência, refletindo a conexão entre o céu, a terra e o ser humano.
Cada sessão será realizada em cenários únicos, como castelos, mosteiros, praças emblemáticas e paisagens naturais, tirando partido do simbolismo e energia desses locais para potenciar a experiência meditativa.
“As meditações 3/4 de Céu são um convite não para contemplar o ‘céu’ acima de nós, mas antes o que habita dentro de cada um de nós, numa jornada de autodescoberta guiada pela tranquilidade e pela força simbólica destes lugares”, explica Rita Vargas.(via NIP)
Experiência Sensorial e Acesso Gratuito
As sessões são abertas a todos, desde iniciantes na prática da meditação a praticantes mais experientes, bem como a entusiastas da cultura e do turismo espiritual. Dependendo do local e do contexto, podem ser adaptadas a diferentes públicos, incluindo sessões temáticas inspiradas na história dos espaços, eventos corporativos de bem-estar ou iniciativas especiais como a Semana da Saúde, ou ainda programação cultural dos municípios e autarquias.
Sempre que possível, a experiência será enriquecida com música ao vivo, utilizando taças tibetanas, harpas, flautas ou voz. Além disso, mantas e almofadas poderão ser disponibilizadas ou trazidas pelos próprios, para garantir o conforto dos participantes.
A participação nestas sessões de meditação terão uma lotação limitada à capacidade do espaço onde irão acontecer. A apresentação oficial é para um grupo restrito e privado e irá decorrer na Sala Vip da Casa da Música, no dia 05 de abril, pelas 21h30.
Em breve surgirão os eventos abertos ao público em geral. Pode ficar a par de tudo através do site https://34ceu.coachingtheheart.pt/home/ ou obter mais informação pelo email [email protected] A Rita avançou à NiP que em breve iria partilhar novas datas, agora sim para o público em geral, nas redes sociais do projeto.