A Administração Regional de Saúde (ARS) Norte revelou que o centro de saúde de Ramalde, no Porto, vai entrar em funcionamento a partir de 1 de julho.
“Estando já ultrapassados os constrangimentos com que nos deparamos nos últimos meses, a Administração Regional de Saúde (ARS) Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Porto Ocidental estão a trabalhar no sentido de que as novas instalações da Unidade de Saúde (US) de Ramalde sejam colocadas ao serviço das populações que vai servir e dos profissionais que na mesma vão exercer a sua atividade já a partir do dia 01 de julho”, refere a entidade, citada pelo Notícias ao Minuto.
De recordar que o equipamento foi entregue à tutela em 26 de dezembro mas continuava fechado desta essa altura, já que, segundo indicou fonte da ARS/Norte à agência Lusa, foi necessário proceder à aquisição de equipamentos e aguardar a ligação ao ramal de eletricidade da EDP pedida no início de maio.
O novo centro de saúde de Ramalde representou um investimento de cerca de 750 mil euros num edifício inacabado, entre as ruas Diogo de Noronha e D. Estêvão da Gama, no Bairro das Campinas, agora dotado de zonas de consulta, tratamentos e saúde materno-infantil e estruturas de apoio.
Segundo a ARS-Norte, a transferência de um terreno na rua Justino Teixeira para “a esfera da Câmara Municipal do Porto está em fase de ultimação”. De recordar que a transferência deste terreno foi dada como contrapartida à construção da US de Saúde de Ramalde. Apesar de admitir que esta transferência “se venha a operacionalizar brevemente”, a ARS-Norte ainda não se “pode comprometer com uma data exata”, avança a agência Lusa.