CM Matosinhos

Novo Casarão do Castelo

Novo Casarão do Castelo

O Novo Casarão do Castelo iniciou a sua atividade em março do ano passado, numa casa antiga, que foi alvo de uma intervenção profunda, mas a verdade é que a sua experiência no ramo da restauração vem já de há muitos anos, concretamente desde 1989, quando os proprietários – Manuel Lopes, Joaquim Lopes e Joaquim Rocha -, começaram a definir a gastronomia de Leça da Palmeira, com a abertura do primeiro “Casarão do Castelo”.

“Com a reabilitação de uma casa antiga e abandonada, cresceu uma casa moderna e sofisticada e com pormenores de decoração que favorecem em muito o espaço”, contou à VIVA! Helena Miranda, esposa de Manuel Lopes, que deu o mote à abertura deste novo espaço. “Por se tratar de um segundo filho, o nome foi escolhido porque queríamos dar continuidade à marca Casarão do Castelo”, acrescentou.

Com três salas individuais no primeiro andar, com capacidade para seis, 10 e 20 lugares, respetivamente, e uma sala ampla, no rés-do-chão, com capacidade para 60 lugares e vista para um pequeno jardim, o Novo Casarão do Castelo apresenta uma “cozinha variada”. A sua essência está nos peixes e mariscos, mas há também “excelentes propostas de carne”, assegura a responsável.

Para uma “excelente refeição”, o conselho é começar por um prato de presunto pata negra cortado na hora, acompanhado com broa de milho cozida na casa, uma tempura de camarão e rissóis de camarão. Depois, a escolha poderá recair entre um robalo escalado na brasa com arroz de grelos, peixe galo frito com açorda de ovas ou uma cataplana de peixe. Nas carnes, o destaque vai para um Angus da Vazia na brasa. Já as sobremesas, feitas diariamente pela pasteleira do restaurante, são também uma tentação. Quem o assegura é Helena Miranda, que revela que o “mostruário vai à mesa num tabuleiro, onde o difícil é mesmo escolher”. Há desde tarte de lima, lavagante de chocolate ou cheesecake com sabor à escolha….

A garrafeira da casa é também um ponto de referência, com mais de 100 marcas portuguesas, com particular incidência nos vinhos do Douro. No entanto, há também vinhos selecionados de outras regiões do país, além dos champanhes mais selecionados.

O espaço está a funcionar em pleno, com todas as orientações recomendadas pela Direção-Geral de Saúde (DGS) e algumas normas introduzidas pelos próprios. Dos vários cuidados adotados, fazem parte a “medição regular da temperatura dos funcionários”, mesas dispostas de acordo com as regras de distanciamento físico e desinfetadas permanentemente, menus descartáveis e pagamento sem contacto.

“Visite-nos e conte com a dedicação de uma equipa com atenção aos detalhes, para que o seu tempo connosco seja mais do que uma refeição, mas uma verdadeira experiência”, convidam os proprietários.

Horário de funcionamento: Das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h00, exceto à terça-feira ao jantar e quarta-feira, que está encerrado o dia todo.

Novo Casarão do Castelo
Largo do Forte, Leça da Palmeira
Telefone 968 048 064

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.