PUB
CIN Woodtec

Novo berçário e creche no centro histórico do Porto

Novo berçário e creche no centro histórico do Porto

O Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Vitória (CSPNSV) anunciou a criação de uma nova creche e berçário, com capacidade para acolher 73 crianças, em resposta à crescente procura por parte de famílias que vivem e trabalham na área turística do centro histórico do Porto. O projeto, que inclui a reabilitação de um edifício na Rua de S. Miguel, está previsto para ser concluído até março de 2026, com um custo total superior a 700 mil euros.

Este investimento foi parcialmente garantido através de uma candidatura aprovada ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que financiará metade do montante necessário. No entanto, o CSPNSV ainda precisa de angariar mais de 300 mil euros para cobrir a totalidade do custo. Até ao momento, já foram angariados cerca de 22 mil euros através do Torneio de Golfe de Beneficência Padre Jardim, realizado no dia 7 de setembro no Oporto Golf Club, reunindo empresas e particulares.

Apoio da sociedade civil é essencial para o sucesso do projeto

O evento contou com o apoio de várias empresas, como Solverde, IM – Gestão de Ativos, BIOSTAR, Ibero Partners, Howden Insurance, BMCAR e Oscacer, cujo contributo financeiro representou cerca de 7% do valor em falta para a construção do novo espaço. O Padre Jardim Moreira, presidente do CSPNSV, explicou que o projeto surge da necessidade de criar um espaço para acolher crianças a partir dos 4 meses, uma vez que atualmente só podem ser recebidas a partir dos 18 meses.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Este novo empreendimento segue o sucesso de outras iniciativas do CSPNSV, como a construção de um refeitório para pessoas em situação de sem-abrigo, inaugurado em 2023. O Centro Social tem uma longa tradição de contar com o apoio da sociedade civil para realizar os seus projetos, como aconteceu também com a criação de um parque infantil e o pagamento de quartos para pessoas em situação de sem-abrigo, sem recurso a fundos públicos.

O Padre Jardim reforçou a importância do apoio da sociedade civil para a concretização deste projeto essencial para a comunidade e apelou à solidariedade de todos, empresas e cidadãos, para que a nova creche/berçário possa beneficiar muitas famílias do centro histórico do Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil