
A reformulação viária na zona de Laborim, em Vila Nova de Gaia, avança com a abertura, já na próxima semana, de um novo ramo no nó de Santo Ovídio. A informação foi confirmada pela autarquia, que adianta que os trabalhos estão em fase final.
Relativamente ao atual acesso provisório, segundo o Porto Canal, a Câmara admite a possibilidade de o desativar após a entrada em funcionamento da nova ligação, embora não haja ainda uma decisão definitiva.
Este novo troço integra o projeto da futura avenida que ligará o centro de Gaia à orla marítima, sendo a primeira etapa de um plano mais amplo. A remodelação da parte norte do nó de Santo Ovídio e a substituição da ligação provisória entre a Rotunda Sul e a Rua de Laborim pelo denominado Ramo E fazem parte desta estratégia municipal.
A autarquia destaca que a expansão do centro urbano para sul e a melhoria do acesso ao litoral são objetivos estratégicos. A existência da autoestrada representava um dos principais desafios a esta visão, levando ao aproveitamento de diversas intervenções já previstas para a zona, como a expansão do metro e a criação da estação ferroviária de alta velocidade. (via Porto Canal)
A nova infraestrutura visa ainda resolver dois dos principais problemas de mobilidade em Gaia: a melhoria dos acessos à Ponte da Arrábida, reduzindo a pressão sobre a atual rotunda de Santo Ovídio, e a criação de um primeiro segmento da futura avenida até ao mar, proporcionando uma alternativa de saída para Laborim de Baixo.
O nó de Santo Ovídio, concebido há cerca de meio século, mantém, até hoje, a sua configuração original. O traçado, típico da época, foi desenhado para acompanhar a construção da Ponte da Arrábida e da primeira secção da Autoestrada do Norte. Com esta reformulação, Gaia aposta numa mobilidade mais eficiente e adaptada às exigências atuais.