A terceira fase da variante à EN 14, que liga a Via Diagonal na Maia ao Interface Rodoferroviário da Trofa, está em andamento com um valor base de 17 milhões de euros. Esta fase faz parte do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento de 32 milhões de euros.
A obra está a progredir a um bom ritmo, sendo possível observar grande parte do que será o novo acesso rodoviário. Segundo o Jornal do Ave, Carlos Couto, presidente da Gabriel Couto, destacou que a empreitada poderá estar concluída antes do prazo previsto, reforçando a confiança na empresa. Este projeto, que visa melhorar as acessibilidades rodoviárias às áreas empresariais, é especialmente aguardado pelas grandes empresas dos concelhos da Maia, Trofa e Vila Nova de Famalicão.
Infraestruturas de Grande Escala Marcam Projeto da EN 14
A variante EN 14 é um projeto estratégico que liga os concelhos de Vila Nova de Famalicão, Trofa e Maia, através da requalificação da estrada existente e da construção de uma nova variante. Este investimento visa não só melhorar a fluidez do tráfego, mas também aproximar a indústria aos principais eixos de transporte, potenciando o Aeroporto Sá Carneiro e o Porto de Leixões, e reforçando a ligação com as redes ferroviárias.
A empreitada da segunda fase abrange um troço de cerca de 10 quilómetros, desde a Via Diagonal na Maia até ao Interface Rodoferroviário da Trofa, incluindo três rotundas para ligação à rede viária local e sete restabelecimentos de vias municipais. Estão também previstas quatro passagens superiores, duas passagens agrícolas, quatro viadutos e uma ponte.
Entre as infraestruturas de maior dimensão estão o viaduto sobre a Ribeira do Arquinho (374 metros), o viaduto de Vilares (264 metros), o viaduto das Covas (180 metros), o viaduto sobre o Vale de S. Roque (472 metros) e a ponte sobre o Rio Trofa, que terá 750 metros. A construção destas obras de arte especiais utilizará tecnologia de ponta, devido à sua elevada altitude em relação ao solo.
O projeto inclui ainda a movimentação de cerca de um milhão de metros cúbicos de terras, a instalação de mais de 30 quilómetros de tubagens e valetas de drenagem, e a pavimentação de aproximadamente 170 mil metros quadrados. Serão também plantadas mais de mil árvores e arbustos ao longo do traçado, que será equipado com 16,5 quilómetros de guardas e barreiras de segurança.