Sogrape

Nova ponte no Douro deve ter dupla utilização, defende Moreira

Nova ponte no Douro deve ter dupla utilização, defende Moreira

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, defendeu, esta segunda-feira, uma dupla utilização – rodoviária e ferroviária – para a nova ponte no rio Douro. O autarca considera que para o projeto que deverá ser apresentado pelo governo, na próxima quarta-feira, no Porto, “faz mais sentido” que “a nova ponte culmine numa dupla utilização”.

Citado pelo portal de notícias do município, Rui Moreira mostra-se expectante relativamente ao que “vai ser apresentado esta quarta-feira”.

“O primeiro-ministro e o ministro das Infraestruturas vêm cá [ao Porto]. Vamos ver se, de facto, houver a possibilidade de construir uma ponte de dupla utilização provavelmente faz mais sentido para o interesse público”, reforçou.

O JN revelou também que António Costa e Pedro Nuno Santos vão apresentar, na estação de Campanhã, a nova linha de alta velocidade (TGV) entre o Porto e Lisboa, mas “a proposta da Infraestruturas de Portugal ainda não chegou à Câmara do Porto”, adiantou o presidente da autarquia.

Contudo, indicou que “numa reunião com o ministro Pedro Nuno Santos, o secretário de Estado e as câmaras do Porto e Gaia, fomos avisados de que estava a ser pensado um percurso diferente à solução inicialmente proposta para a ponte de alta velocidade”.

“Do lado do Porto não há grande alteração porque vai manter-se o percurso por Campanhã. Uma ponte de dupla utilização faz mais sentido, em termos de interesse público. A população não compreenderia que fossem feitas duas estruturas autónomas”, disse Rui Moreira.

O presidente da Câmara frisou ainda, quanto ao eventual investimento, caso o governo avance para uma ponte com dupla utilização, “Porto e Gaia não vão, com certeza, construir a ponte ferroviária”.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/comida-fresca-encomendas-de-natal/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=natal&utm_campaign=takeawaynatal