PUB
recheio 2025 2º

Nova obra de Manoel de Oliveira terá estreia mundial no Festival de Veneza

Nova obra de Manoel de Oliveira terá estreia mundial no Festival de Veneza
“O Velho do Restelo” foi selecionado para a 71.ª edição do Festival de Cinema Veneza, que começa em agosto, e será exibido fora de competição.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A estreia mundial da nova curta-metragem do cineasta portuense, que continua a filmar aos 105 anos, acontecerá no Festival Internacional de Cinema de Veneza, que decorrerá de 27 de agosto a 6 de setembro, e será apresentada na seleção oficial, fora de competição.
De acordo com a sinopse, “O Velho do Restelo””é um mergulho livre e sem esperança na História tal qual como a conhecemos, como um sedimento fértil, na memória de Manoel de Oliveira”.
O cineasta reúne num banco de jardim do século XXI, vários personagens e escritores históricos: Dom Quixote, o poeta Luís Vaz de Camões, o poeta Teixeira de Pascoaes e o romancista Camilo Castelo Branco.
“Juntos, levados pelos movimentos telúricos do pensamento, eles deambulam entre o passado e o presente, derrotas e glórias, vacuidade e alienação, em busca da inacessível estrela”, acrescenta o texto sobre o filme.
O filme tem como atores Luís Miguel Cintra (Camões), Ricardo Trepa (Dom Quixote), Diogo Dória (Teixeira de Pascoaes) e Mário Barroso (Camilo Castelo Branco). Fazem parte da equipa técnica Renato Berta na fotografia, Henri Maïkoff no som, Christian Marti na decoração, Adelaide Trêpa no guarda-roupa e Valérie Loiseleux na montagem. O filme é uma produção da O Som e a Fúria em coprodução com a distribuidora Francesa Epicentre Films.
“A produção deste filme só foi possível através do patrocínio do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, que reconheceu o mérito cultural deste projeto de Manoel de Oliveira, e, pelas mesmas razões, através do patrocínio da ministra da Cultura e Comunicação de França, Aurélie Filippetti”, refere o comunicado da produtora O Som e a Fúria. O filme contou ainda com o apoio da Câmara Municipal do Porto e da Universidade Católica do Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer - sacão