
A ligação direta entre o aeroporto Sá Carneiro, no Porto, e a cidade de Braga será implementada na nova ligação ferroviária entre Porto e Vigo, que está prevista começar a realizar viagens em 2030.
As informações foram avançadas pelo vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Carlos Fernandes, em declarações ao Jornal de Negócios, onde acrescenta que a IP está a “pedir informação aos municípios e vamos fazer novos estudos de impacto ambiental (EIA), que vamos submeter no início de 2022”, acrescentando que em 2030 deverá arrancar a nova linha Porto-Braga, com passagem pelo aeroporto.
Incluída no Programa Nacional de Investimentos (PNI) 2030, Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e Habitação, classifica esta nova linha como “muito importante” para a região Norte e para a Galiza, que “têm uma grande relação”.
O objetivo desta criação, passa também por encurtar o tempo da viagem entre a Invicta e Vigo, que Pedro Nuno Santos afirma ser “incompreensível”, justificando que “hoje é de mais de duas horas” e que a intenção é que “um dia seja possível fazer em 55 minutos”.
Pedro Nuno Santos manifestou também, que a intenção é que ligação “passe pelo aeroporto Francisco Sá Carneiro, o que vai aumentar a capacidade de atração do aeroporto” e que a cidade de Braga seja incluída para “dar massa crítica”.