
As multas por excesso de velocidade podem ter os dias contados, caso a legislação europeia decida implementar a ativação do assistente de velocidade inteligente, Intelligent Speed Assistance (ISA).
A informação foi avançada pelo Observador, que indica que a medida “vai obrigar todos os veículos novos, vendidos a partir de 6 de julho, a estarem equipados” com o sistema em causa.
Importa referir que o ISA já se encontra instalado em alguns veículos, mas a legislação atual possibilita a sua ativação por parte do condutor. Com esta nova regra, segundo explica, “ISA será activado assim que o condutor ligar o veículo, permitindo contudo ser desligado, se for essa a vontade de quem está ao volante”.
O assistente de velocidade inteligente consegue calcular a “velocidade máxima permitida em cada local” e a velocidade do carro “restringir o rendimento do motor” sempre que o limite de velocidade for superado.
Trata-se do “primeiro passo para um sistema automático que a União Europeia pretende tornar obrigatório”, uma vez que permitirá também, de acordo com dados do European Transport Safety Council (ETSC), reduzir, em 30%, as colisões na estrada e em 20% as mortes por acidentes rodoviários.