Sogrape

Nova lei pode acabar com multas por excesso de velocidade

Nova lei pode acabar com multas por excesso de velocidade

As multas por excesso de velocidade podem ter os dias contados, caso a legislação europeia decida implementar a ativação do assistente de velocidade inteligente, Intelligent Speed Assistance (ISA).

A informação foi avançada pelo Observador, que indica que a medida “vai obrigar todos os veículos novos, vendidos a partir de 6 de julho, a estarem equipados” com o sistema em causa.

Importa referir que o ISA já se encontra instalado em alguns veículos, mas a legislação atual possibilita a sua ativação por parte do condutor. Com esta nova regra, segundo explica, “ISA será activado assim que o condutor ligar o veículo, permitindo contudo ser desligado, se for essa a vontade de quem está ao volante”.

O assistente de velocidade inteligente consegue calcular a “velocidade máxima permitida em cada local” e a velocidade do carro “restringir o rendimento do motor” sempre que o limite de velocidade for superado.

Trata-se do “primeiro passo para um sistema automático que a União Europeia pretende tornar obrigatório”, uma vez que permitirá também, de acordo com dados do European Transport Safety Council (ETSC), reduzir, em 30%, as colisões na estrada e em 20% as mortes por acidentes rodoviários.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes