
Esta quarta-feira, dia 2 de abril, foi lançado um novo concurso público pela Gestão e Obras do Porto (GO Porto). De acordo com o Porto Canal, o objetivo passa pela construção de uma nova ciclovia entre a zona da Asprela e Campanhã.
Segundo o mesmo meio noticioso, a empreitada terá um custo a partir dos 602,8 mil euros. Sabemos ainda que o contrato de execução está previsto para 1 ano e as propostas podem ser apresentadas até ao primeiro dia de maio.
Recorde-se que a ciclovia em questão, numa fase inicial, tinha sido pensada para ligar a Asprela a Baguim do Monte. No entanto, as autarquias de Porto e Gondomar acabaram por abandonar a ideia do projeto.
Supostamente, esta ciclovia ia passar também por Rio Tinto, graças a um investimento de 970.000 euros. O jornal Público avança que, deste valor total, 728.000 euros seriam provenientes do Fundo Ambiental.
Em entrevista ao Porto Canal, uma fonte da própria Câmara do Porto havia confirmado, em novembro de 2024, que “a falta de ciclovias na cidade é uma das principais preocupações dos portuenses”.
A boa notícia é que, aparentemente, há um novo percurso para bicicletas que está prestes a nascer na cidade.