A apresentação, onde será também anunciada a data de abertura, vai ter lugar “no âmbito da sessão de encerramento da representação oficial portuguesa na 15.ª Exposição Internacional de Arquitetura La Biennale di Venezia 2016”, revelou a instituição, em comunicado.
A sessão vai contar com a presença do secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, do diretor executivo da Casa da Arquitetura, Nuno Sampaio, para além dos comissários da exposição inaugural “Poder Arquitetura”: Jorge Carvalho, Pedro Bandeira e Ricardo Carvalho, acompanhados pelo comissário do programa paralelo, Roberto Cremascoli.
Com inauguração prevista para o “final da primavera do próximo ano”, “’Poder Arquitetura’ apresentará quatro dezenas de projetos ilustrativos da relação da arquitetura com oito poderes que se alinham, infletem, divergem entre si e influenciam o modo como o mundo se ordena”. Entre os selecionados estão nomes como Álvaro Siza, David Chipperfield, Eduardo Souto de Moura, Rem Koolhaas, Valerio Olgiati e Witherford Watson Mann.
A Casa da Arquitetura vai assumir-se como Centro Português de Arquitetura. A instituição detém já no seu acervo trabalhos dos “três prémios Pritzker de língua portuguesa: Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Paulo Mendes da Rocha”.
Quinta-feira 17 Novembro, 2016
Nova Casa da Arquitetura vai ser apresentada na Bienal de Veneza
O projeto e a programação da Casa da Arquitetura, a ser inaugurada em 2017 em Matosinhos, vão ser apresentados na Bienal de Veneza no dia 25 de novembro.