PUB
Recheio 2024 Institucional

Nova campanha da GNR promove a inclusão

Nova campanha da GNR promove a inclusão

“desMarca a Diferença”. Assim se intitula a mais recente campanha de sensibilização da Guarda Nacional Republicana (GNR), que arrancou esta quinta-feira, 3 de dezembro, data em que se assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. 

Em vigor até ao próximo dia 9 de dezembro, a campanha pretende divulgar os direitos das pessoas com deficiência e promover a sua inclusão. 

Em comunicado, a GNR explica que tem ainda “estabelecido diversas parcerias e protocolos com associações e escolas” de todo o país, “disponibilizando o seu efetivo animal para sessões de hipoterapia (cavalos) e cinoterapia (cães), dando o seu contributo para esta área tão sensível, mas extremamente gratificante”. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Através da hipoterapia, o cavalo torna-se num agente facilitador, capaz de alterar a resposta do sistema nervoso central da pessoa com deficiência, promovendo vivências fundamentais para o desenvolvimento de competências motoras, cognitivas, comunicativas e psicossociais”, lê-se na nota enviada às redações, que sublinha ainda a importância da cinoterapia, onde são utilizados os cães como “um recurso terapêutico inovador”. 

De acordo com esta força de segurança, estas sessões contribuem “para a expressão das emoções e para a capacidade de comunicação” às crianças com necessidades educativas especiais, além de “promover e desenvolver défices cognitivos”. 

Importante referir que o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é marcado desde 1992 e tem como objetivo promover uma maior consciencialização e compreensão dos assuntos relativos às pessoas com deficiência, como os seus direitos e defesa da dignidade. 

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem